quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Folclore, Lenda e Fábula

Folclore
     O folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos, brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, danças, frases de para-choque , trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias. Ou seja, as histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, folclore.
Folclore significa, basicamente, sabedoria popular. É a maneira de pensar, agir e sentir de um povo. Estes, por sua vez, são quase sempre transmitidos oralmente e pela imitação. Através dele, é possível reconhecer traços da cultura de todas as regiões do país.
     Oficialmente, o dia do folclore é comemorado em 22 de agosto , por decreto presidencial, promulgado no dia 17 de agosto de 1965, sob o nº 56.747.
     Dessa forma, o “objetivo” deste trabalho são:
- reconhecer a importância cultural do folclore;
-utilizar linguagem oral, escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
-desenvolver o hábito da pesquisa;
-estimular produções artísticas e coletivas;
-estimular o raciocínio e a atenção;
-além disso, busca-se deixar as aulas interessantes, divertidas, bem como desenvolver a oralidade, a pronúncia, a criatividade.

Lenda
     A lenda é uma história que relata acontecimentos geralmente fantasiosos que se passaram em certo tempo e lugar com pessoas, animais, seres sobrenaturais ou mitos. Parte de um fato concreto ou não.
     Geralmente o real e o fantástico se misturam. Ela se modifica de acordo com o lugar e época que se passa. Cada pessoa que conta uma lenda imprime nela, as vezes, sem querer algumas alterações: aumenta, diminui um pouco ou substitui uma palavra por outra e com isso as lendas vão se modificando com o passar do tempo e de uma região para outra.
Fábula
     A fábula é um relato breve escrito em prosa ou verso, no qual os protagonistas são animais que falam. Estas têm por finalidade educar, a qual possui uma moral que geralmente aparece ao final da lenda.
Alguns famosos escritores de fábulas são: Esopo, La Fontaine e Samaniego.
     As fábulas nasceram na antiguidade Grecorromana, quando os escravos pedagogos as utilizavam para ensinar conduta ética às crianças que educavam.
     A partir do século XIX, a fábula se converteu em um dos gêneros literários mais populares.

Nenhum comentário: