quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Folclore, Lenda e Fábula

Folclore
     O folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos, brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, danças, frases de para-choque , trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias. Ou seja, as histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, folclore.
Folclore significa, basicamente, sabedoria popular. É a maneira de pensar, agir e sentir de um povo. Estes, por sua vez, são quase sempre transmitidos oralmente e pela imitação. Através dele, é possível reconhecer traços da cultura de todas as regiões do país.
     Oficialmente, o dia do folclore é comemorado em 22 de agosto , por decreto presidencial, promulgado no dia 17 de agosto de 1965, sob o nº 56.747.
     Dessa forma, o “objetivo” deste trabalho são:
- reconhecer a importância cultural do folclore;
-utilizar linguagem oral, escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
-desenvolver o hábito da pesquisa;
-estimular produções artísticas e coletivas;
-estimular o raciocínio e a atenção;
-além disso, busca-se deixar as aulas interessantes, divertidas, bem como desenvolver a oralidade, a pronúncia, a criatividade.

Lenda
     A lenda é uma história que relata acontecimentos geralmente fantasiosos que se passaram em certo tempo e lugar com pessoas, animais, seres sobrenaturais ou mitos. Parte de um fato concreto ou não.
     Geralmente o real e o fantástico se misturam. Ela se modifica de acordo com o lugar e época que se passa. Cada pessoa que conta uma lenda imprime nela, as vezes, sem querer algumas alterações: aumenta, diminui um pouco ou substitui uma palavra por outra e com isso as lendas vão se modificando com o passar do tempo e de uma região para outra.
Fábula
     A fábula é um relato breve escrito em prosa ou verso, no qual os protagonistas são animais que falam. Estas têm por finalidade educar, a qual possui uma moral que geralmente aparece ao final da lenda.
Alguns famosos escritores de fábulas são: Esopo, La Fontaine e Samaniego.
     As fábulas nasceram na antiguidade Grecorromana, quando os escravos pedagogos as utilizavam para ensinar conduta ética às crianças que educavam.
     A partir do século XIX, a fábula se converteu em um dos gêneros literários mais populares.




A atividade desenvolvida na disciplina de Espanhol, orientada pela professora Cleusa, foi proposta aos alunos da 5as série, os quais trabalharam com fábulas, as 6as com lendas e a 8ª matutino com mitos gregos.


Primeiramente os alunos pesquisaram e leram sobre folclore, depois sobre a respectiva proposta da turma. Logo realizaram leituras dos textos de vários autores, escolheram uma “fábula, lenda, mito” a fim de desenvolver o trabalho interdisciplinar com a disciplina de artes. Para a atividade, alguns grupos apresentaram o texto escolhido, através de maquete, teatro, fantoche.

Referências 
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Picador de Fumo"

Releitura elaborada pela aluna Caroline
Releitura elaborada pelo aluno Dorival
Obra original
Releitura de Almeida Júnior, da Obra " O Picador de Fumo" - Quadrões Maurício de Souza. Trabalho desenvolvido pela 1ª série mat., sob orientação da professora Simone.

Cidade Planejada

Maquete elaborada pelas 8ª séries, na disciplina de Matemática, para esquematizar uma cidade planejada, buscando-se em um plano cartesiano.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Hora do Conto

Neste mês, a hora do conto foi um pouquinho diferente. Elaborada e apresentada pelo aluno Marco da 7ª série mat., conta a história do livro OS BICHOS QUE TIVE, de Sylvia Orthof. O trabalho foi aparesentado para todas as turmas do primário, no datashow.